Agora ...

com o Programa ...

REGISTRE-SEÁREA DO USUÁRIO

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SUA SENHA

Esqueceu sua senha?  -  Manter-me conectado  

QUAL O NICK NO HABBO?

CSI-OT-OFC

Estado: ...

Cargo Atual: ...

Data de Aniversário: ...

Último Treinamento:

...

Data de Registro: ...

Último Acesso: ...

Últimas Medalhas

REGISTRE-SE NO SITE

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SEU EMAIL

DIGITE SUA SENHA

DATA DE ANIVERSÁRIO

Coloque o código em sua missão: CSI-OT94

Acessibilidade #2
Postado por Reisgatao dia 21/03/2019 às 14:19 na categoria Habbo Hotel

 

Olá, anteriormente, falamos sobre o conceito geral da Acessibilidade e alguns pontos por cima sobre as pessoas com deficiências. São diversas opiniões dadas a respeito disso e em alguns dos vários momentos não respeitamos, seja indo para a escola, trabalho, no transporte público, enfim.

Antes de iniciarmos de vez, precisamos entender:

 

o que é deficiência?

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) criou um sistema de classificação de deficiências em 1980. Segundo a Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), deficiência é: “qualquer perda ou anormalidade relacionada à estrutura ou à função psicológica, fisiológica ou anatômica”

Reiterando que, a deficiência não se trata de uma doença, mas entende-se como uma condição na qual há a falta de estrutura, bens ou serviços, capazes de garantir o bem-estar do indivíduo. O que condiz na sociedade na qual o mesmo está inserido e não em sua condição.

 

A deficiência não se limita somente a um tipo, mas sim vários, veremos abaixo:

 

quais os tipos de deficiência?

 

 

Existem 04 tipos de deficiências que são conhecidas por grande parte da população mundial, sendo:

 

Física: As funções físicas do indivíduo não respondem ao mesmo nível de uma pessoa sem deficiência, o que compromete o desenvolvimento. É comum ser encontrado, por exemplo em: paraplégicos ou em pessoas com paralisia, membros amputados ou deformidades congênitas.

Auditiva: A perda do sentido da audição, seja bilateral ou parcial. Pode ser causada por problemas hereditários, doenças maternas, problemas no parto, infecções virais, lesões, entre outros. Eles se comunicam com a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Visual: São pessoas que apresentam problemas que dificultam a visualização de objetos. É considerado deficiente visual aquele que é cego ou apresenta uma baixa visão. Vale ressaltar que problemas como astigmatismo, miopia e hipermetropia não são considerados deficiências.

Mental: É apresentado um funcionamento mental abaixo da média. Vale destacar que, para ser considerada uma deficiência, os sintomas devem surgir antes dos 18 anos de idade.

 

RESPEITAR É IMPORTANTE!

 

É recomendado pelos médicos que se tiver a oportunidade de ajudar alguém, não há mal em perguntar: Oi, precisa de ajuda?

Fazer perguntas à uma pessoa com deficiência não tem problema algum. É necessário e recomendado elaborar melhor o pensamento e se colocar no lugar do outro, ter uma empatia, evitando que tenha situações desagradáveis.

É importante termos a empatia, como dito anteriormente, se colocar no lugar do outro, pois não somos diferentes de ninguém, temos sim que respeitar a condição do outro, mostrando que nos importamos também e damos apoio a tal, seja ela deficiente ou não. Sejamos igualitários uns aos outros!

 

Em uma reportagem, é explicado que o esporte passou a fazer parte da vida do deficiente há mais ou menos 10 anos, o que é uma grande conquista. O que tira o deficiente do hospital e insere-o novamente na sociedade.

 

 

Os jogos Paralímpicos é o maior evento esportivo mundial envolvendo pessoas com deficiências, seja elas físicas ou mentais. O primeiro jogo foi realizado em 1960 na Roma. No Brasil, o primeiro jogo teve início em 1976 e teve várias conquistas, nas edições de hoje vem se destacando.

 

Curiosidades

 

 No dia 21 de setembro, é comemorado, no Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Foi oficializado em 2005 pela Lei N° 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

 

 

Segundo a Lei Nº 13.146/15, a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Assim sendo, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência surgiu como forma de garantir a integralização dessas pessoas na sociedade de maneira igualitária e sem preconceitos.

 

A Lei 13.146 de Julho de 2015 representou um grande marco na luta das pessoas com deficiências e instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). De acordo com essa lei, passou a ser crime praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência, assim como abandonar pessoas com deficiência em hospitais, casas de saúde, entidades de abrigamento ou congêneres, apropriar-se de ou desviar bens, proventos, pensão, benefícios, remuneração ou qualquer outro rendimento de pessoa com deficiência e reter ou utilizar cartão magnético, qualquer meio eletrônico ou documento de pessoa com deficiência destinados ao recebimento de benefícios, proventos, pensões ou remuneração ou à realização de operações financeiras com o fim de obter vantagem indevida para si ou para outrem.

 


 

Esperamos que tenham gostado! É uma campanha importante e que vale a pena se informar sobre.

Todos que comentarem nesta notícia receberão um emblema de participação (em confecção)!

 

Texto/Elaboração: Gerente-Líder Reisgatao
Artes/Imagens: any_94 / Malync / HannahMello
Uma campanha do Departamento de Marketing (DMKT)

Publicidade
Faça um comentário
Olá, usuário! Faça o login em nosso site para comentar esta notícia.
Comentários
Bela notícia! Adorei o texto, e sobre os jogos paralímpicos, sempre tento acompanhar quando os mesmos estão ocorrendo, e particularmente, amo!
Comentado por xqleticpx326 dia 22/03/2019 às 20:50
Nossa, amei o tópico! Muito bom mesmo, é mais aprendizado. <3 Espero que tenha mais!
Comentado por Megatsx dia 22/03/2019 às 23:48
Coisas que eu não sabia, agora sei. Assunto muito importante para a sociedade!
Comentado por audair007 dia 23/03/2019 às 01:29
Ficou muito bom o tópico! Adorei! Não sabia algumas coisas aí e fico feliz de ter aprendido algo novo ♥

Parabéns a quem escreveu.
Comentado por _.-Bree-._ dia 23/03/2019 às 02:12
Muito bom adoçar a mente, com mais conhecimentos!! Aguardando para mais informações. <3
Comentado por SemNome.Forever dia 23/03/2019 às 02:17
Ótima campanha! Além disso o tópico está maravilhoso, parabéns! ♥
Comentado por pequenhino dia 23/03/2019 às 02:39
Lindo demais! Incrível!!! Parabéns aos envolvidos, esse departamento só me dá orgulho. #DMKT
Comentado por ErickFantii dia 23/03/2019 às 10:47
Ótima notícia, espero que todos possam divulgar, compartilhar entendimento se referindo ao processo de vida dos deficientes, eles são mais que vencedores e por mais que sejam deficientes são os mais esforçados e destacados.. Adorei !
Comentado por BlackVolcano dia 24/03/2019 às 01:03
Uau, amei o tópico! #DMKT arrasando como sempre! <3
Comentado por --Kiss dia 24/03/2019 às 09:08
Mais uma vez um ótimo tópico, um assunto que é tão importante quanto e delicado de se falar pois até hoje em dia no mundo todo a acessibilidade não é muito respeitada, infelizmente. Parabéns aos envolvidos!
Comentado por gabesmith dia 24/03/2019 às 13:58
Confesso que sempre me limitei a oferecer ajuda em algumas situações por achar que eu estaria subestimando a capacidade daquela pessoa que é deficiente. Ótima matéria! Ótimas imagens! Obrigado por esclarecer tantas coisas!
Comentado por Kowaslski dia 25/03/2019 às 17:18
Que lindo o significado do dia simbólico, amei. Parabéns pela notícia, ela ficou incrível.
Comentado por HannahMello dia 26/03/2019 às 01:08
Belo tópico, parabéns.
Comentado por LikTraus dia 26/03/2019 às 21:00
Muito legal o tópico, é muito bom aprender um pouco mais sobre a acessibilidade e espero as próximas matérias ♡
Comentado por Sushi.: dia 28/03/2019 às 01:06
Tema muito importante!!!! <3
Comentado por Feels. dia 28/03/2019 às 13:30
Fiquem ligados que teremos mais em breve!
Comentado por Reisgatao dia 29/03/2019 às 12:05
AMEI!!! Top demais!!
Comentado por TheLast03 dia 03/04/2019 às 18:06
Amei demais a notícia :D
Comentado por markos@@rox dia 04/04/2019 às 03:23
Ótimo tópico, bastante importante!
Comentado por FoxyXT dia 07/04/2019 às 13:43