Agora ...

com o Programa ...

REGISTRE-SEÁREA DO USUÁRIO

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SUA SENHA

Esqueceu sua senha?  -  Manter-me conectado  

QUAL O NICK NO HABBO?

CSI-OT-OFC

Estado: ...

Cargo Atual: ...

Data de Aniversário: ...

Último Treinamento:

...

Data de Registro: ...

Último Acesso: ...

Últimas Medalhas

REGISTRE-SE NO SITE

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SEU EMAIL

DIGITE SUA SENHA

DATA DE ANIVERSÁRIO

Coloque o código em sua missão: CSI-OT92

Happy Halloween - CSI OPERAÇÃO TÁTICA!
Postado por Feels. dia 31/10/2020 às 19:00 na categoria Externas

 

 

E aí galerinha da CSI-OT, como vão? Espero que todos estejam bem!

 

O Halloween, chamado de Dia das Bruxas no Brasil, é comemorado anualmente no dia 31 de outubro. Gostaria de saber um pouco mais da origem dessa data, seus costumes, tradições e grandes destaques da cultura? Continue lendo essa notícia e confira!

 

 

 

Em alguns lugares, como nos Estados Unidos, é uma “festa”, onde as pessoas contam e revivem histórias que são transmitidas de geração para geração, com o intuito de não deixar cair no esquecimento ao longo dos anos. No Brasil, no entanto, é algo mais simbólico, onde apenas se comemora o dia e, em sua maioria, não há uma grande comoção como em outros lugares.

 

 

 

  ORIGEM

 

O Halloween tem origem em tempos muito antigos e era chamado de “Festival de Samhain”. Sua celebração começa a cerca de 3 mil anos atrás, que tradicionalmente era celebrada pelo povo celta – que na época, habitavam as Ilhas Britânicas-, conhecidos como povos politeístas (crença em vários deuses) e a origem de seus deuses eram de animais e na natureza.

 

Os celtas comemoravam o festival de Sanhaim, que tinha duração de três dias. A comemoração tinha início no dia 31 de outubro, onde se encerrava o verão e também era celebrada a passagem do ano celta, que tinha início no dia 1 de novembro.

 

O Samhain também tinha um significado místico, uma vez que os celtas acreditavam que, durante o festival, as barreiras que separavam o mundo dos mortos e o mundo dos vivos deixavam de existir.

 

Com isso, acreditava-se que as almas dos mortos do último ano poderiam vagar pela Terra e por isso usavam fantasias e símbolos sombrios, para se defenderem desses maus espíritos. Posteriormente, durante a Idade Média, com a ascensão da igreja católica, esses cultos foram considerados “diabólicos” e os praticantes acusados de feitiçaria e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.

 

 

Juntamente com o massacre de Salem (nos Estados Unidos), os praticantes dessa comemoração foram considerados bruxos e como em Salem, foram queimados vivos. Durante o Medievo, os curandeiros eram considerados bruxos e por se posicionarem contra os dogmas da igreja, também eram queimados na fogueira.

 

Com isso, na tentativa de afastar a história e o peso que esse dia possuía para a época, a Igreja transferiu a festa de todos os santos para o dia 1 de novembro, que anteriormente era comemorada no dia 13 de maio e em 2 de novembro, passou a celebrar o “dia de orar pelos mortos”.

 

E assim nasce o seu nome Halloween que é por causa da tradução hallow, que significa santo e eve que significa véspera.

 

Devido a colonização da América, essa tradição milenar passou a ser implantada na colônia, esta que foi repassada por geração a geração, uma vez que não se tem registros escritos dessa festa. No caso da crença em monstros durante o Halloween, sua origem também remete ao Samhain, pois os celtas acreditavam que, no período da festa, seres malignos poderiam aproveitar a presença dos mortos para fazer mal às pessoas vivas.

 

Além disso, no Samhain, era comum que as pessoas fossem de porta em porta com máscaras para não serem reconhecidas pelos seres malignos. A crença em monstros e o uso de máscaras (ou fantasias) fazem parte da tradição moderna do Halloween.

 

 

  Halloween nos eua

Nos Estados Unidos, essa festa foi trazida por imigrantes irlandeses no século XIX e tem sido um sucesso desde então. Essa imigração se deu por causa da grande fome que atingiu a Irlanda no século XIX e por causa dessa situação precária onde mais de um milhão de irlandeses se mudaram para os Estados Unidos em busca de melhores condições de vida.

 

Quando essa tradição se iniciou, era restrita a comunidade irlandesa, porém, na virada do século XIX para o XX a sociedade norte-americana acabou aderindo essa festa que depois, por causa de sua influência, se espalhou por todo o mundo.

 

Na Irlanda era comum que as pessoas fizessem lanternas, contudo, lá eram esculpidos nabos. Já nos Estados Unidos, por causa da grande disposição, eram esculpidas e usadas abóboras como lanternas. Lembrando que a lanterna e fogueiras eram ações do festival de Samhain, onde queriam afastar os maus espíritos.

 

No inglês, essas lanternas esculpidas em abóboras são chamadas de “Jack-o'-lantern” e fazem menção a uma lenda do folclore irlandês. De acordo com a lenda, um personagem chamado Jack fez um pacto com o diabo depois de tê-lo enganado. Como não era aceito nem no céu (pelo pacto com o diabo) e nem no inferno (por ter enganado o diabo), Jack recebeu do próprio diabo uma lanterna esculpida em um nabo para que pudesse vagar pelo mundo.

 

Hoje, as crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “gostosuras ou travessuras?”. A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

 

 

 

    Halloween no méxico

Já no México, o Halloween é chamado de Día de Muertos que é uma ocasião para se celebrar a vida com muita cor e alegria, pois trata-se de uma festa considerada patrimônio cultural imaterial da humanidade, realizada entre os dias 31 de outubro a 2 de novembro, onde flores cor-de-laranja, altares e máscaras super coloridas fazem o cenário desta festa tão popular e de tradições indígenas.

 

Existem relatos de que origem desta celebração, no México, venha de povos astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas que cultuavam a vida de seus ancestrais, a morte e o renascimento. Apesar do tom macabro e de tristeza que a morte evoca, o Día de Muertos é uma das festas populares mais animadas do mundo, onde ironia e diversão não faltam. Talvez o segredo esteja nas cores que também constituem uma das principais características do México.

 

Neste dia, crianças, jovens e adultos se vestem de esqueletos coloridos, dançam e desfilam celebrando a vida pois, a morte é uma passagem alegre da própria vida. Segundo a crença popular, entre os dias 1 e 2 de novembro, mortos vêm visitar seus parentes e amigos, e estes devem ser recebidos com alegria, comida, música e muito doce. As pessoas, para receberem seus entes queridos que já se foram, preparam os pratos preferidos dos mortos, enfeitam suas casas com velas, incensos e flores coloridas.

 

Não tem sangue, nem abóboras, nem teias de aranha, nem as bruxas e os zumbis pois, esta festa, ao contrário do Halloween que as pessoas vestem-se de monstros e de outras figuras assombrosas para que os mortos tenham medo e se afastem enquanto no Dia dos Mortos no México, os falecidos são recebidos sem medo.

 

Dia dos mortos no méxico - Ilustração.

 

    HALLOWEEN NO BRASIL

 

O Brasil, influenciado pela cultura norte-americana, tem celebrado o Halloween com diferentes tipos de festas. Existem alguns bailes, onde as pessoas se fantasiam e dançam a noite toda e em alguns lugares do país, reproduzem a brincadeira de “doces ou travessuras”.

 

Devido a colonização portuguesa e espanhola na América Latina, influenciados pelo catolicismo, não se cultuavam esse tipo de celebração, já que as festas de santos eram religiosas e o Halloween era considerado uma festa pagã.

 

Essa consequência da cultura norte-americana, no entanto, gerou algumas reações de pessoas favoráveis a fazer um resgate de elementos da tradição folclórica do Brasil. Pensando nisso, foi aprovada, em 2003, a Lei nº 2.762, que determina o dia 31 de outubro como o Dia do Saci. A ideia é exaltar e celebrar o folclore brasileiro.

 

 

G1: Brasileiros trocam bruxas por Saci.

 

 

 filmes de halloween

Aqui trouxemos algumas indicações de filmes de Halloween para quem não gosta de filme de terror:

 

1. Familia Addams 

O filme traz para as telonas uma nova versão dos personagens da série de 1964, e acompanha o cotidiano de uma família peculiar, de gostos sombrios mas muito amigável, tentando viver entre famílias americanas mais típicas. A versão cinematográfica é tão boa e marcante que passou a definir toda a imagem da franquia.

2. Beetlejuice

O longa, estrelado por Winona Ryder Michael Keaton, acompanha uma disputa entre espíritos e os moradores de uma casa, com o fantasmagórico Beetlejuice fazendo de tudo para irritar e assustar os vivos. Keaton entrega uma performance surtada, em uma experiência com toques horripilantes mas muito, muito divertida.

 

3. Coraline

Com seus personagens com olhos de botão, é visualmente perturbador mas com um coração gigante ao acompanhar a aventureira protagonista explorando uma versão paralela de sua própria realidade. Isso foi em 2009 e, alguns anos depois, o estúdio deixou claro ser fã de horror.

 

4. O Mistério do Relógio na Parede

A trama acompanha um órfão que é abrigado por seu tio em um casarão antigo - até descobrir que ele é um bruxo cheio de segredos. Não só o longa é escrito por Eric Kripke (SupernaturalThe Boys) e é o título mais recente da Amblin, lendária produtora de Steven Spielberg, como também tem um excelente elenco.

  conclusão

 

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a história do halloween? Muito legal né?

 

E dos filmes, já assistiu algum? Deixe também uma indicação nos comentários!

 

 

Todos que comentarem nesta notícia utilizando a hashtag #HappyHalloween receberão o seguinte emblema

                       

                                     

 Happy Halloween 2020, CSI OPERAÇÃO TÁTICA! #DMKT

 

Matéria por:
Redatora thaidilaurentis

 Ícone, logotipo e emblema por:
Editora -,Scarllett |Designer !:Jane:!| Google 

  Correção e postagem por:
Gestora de Conteúdo Feels.

Fonte: todamateria.com.br

 


 

Gostaram da notícia e do conteúdo?
 Deixem seus comentários abaixo!

                                  

 

Publicidade
Faça um comentário
Olá, usuário! Faça o login em nosso site para comentar esta notícia.
Comentários
Eu amo o Halloween. #HappyHalloween
Comentado por thaidilaurentis dia 31/10/2020 às 20:44
#HappyHallowheen.
Matéria top demais.
Comentado por dodo.bomb dia 31/10/2020 às 21:37
#happyhalloween.
Comentado por johnnymartins40 dia 31/10/2020 às 22:38
Que matéria shoooow! #HappyHalloween
Comentado por ,Ca0 dia 31/10/2020 às 23:34
#HappyHalloween
Comentado por -,Scarllett dia 01/11/2020 às 00:08
Adoreiiiii! Parabéns DMKT, vocês são feras!
Comentado por .:Falcao dia 01/11/2020 às 00:11
FELIZ HALLOWEEN!!! <3
Comentado por davilindoz84 dia 01/11/2020 às 00:15
Ótima matéria, já assisti todos esses filmes, mas Beetlejuice ficou no meu coração como um dos primeiros que vi.

#HappyHalloween
Comentado por .:Ragna:. dia 01/11/2020 às 11:42
Muito bem feito.
Comentado por DonaMorte123 dia 01/11/2020 às 13:50
Feliz Halloween! #HappyHalloween
Comentado por Wooloo dia 01/11/2020 às 15:51
Amei, fiquei bastante contente com a indicação de Coraline para filmes de Halloween. Sou suspeita mas acho Coraline um ótimo filme com uma pegada incrível. Não preciso dizer que arrasaram, preciso?
Comentado por MaffSi dia 01/11/2020 às 23:41
Matéria muito legal. Parabéns
Comentado por pedrotche dia 02/11/2020 às 09:25
Muito bacana essa matéria, arrasaa. Coraline amooo. #HappyHalloween
Comentado por !:Jane:! dia 02/11/2020 às 13:51
Feliz halloween a todos! Uma pena que neste ano a comemoração tenha sido um pouco diferente. #HappyHalloween
Comentado por ErickFantii dia 02/11/2020 às 18:40
#HappyHalloween
Matéria Incrível
Comentado por Manodeliciarico dia 02/11/2020 às 20:26
Só gosto dos doces #HappyHalloween
Comentado por Patrik202 dia 02/11/2020 às 20:42
Meus parabéns, como sempre surpreendendo a todos com excelentes matérias.
Lembrando, que fui eu que dei a sugestão da matéria.
Comentado por X-JamesBond007 dia 03/11/2020 às 00:41
Belo emblema #happyhalloween
Comentado por johnnymartins40 dia 03/11/2020 às 11:25
Bela matéria, muito informativa!
Comentado por Gaia_. dia 03/11/2020 às 11:29
Muito bom #HappyHalloween
Comentado por Gaia_. dia 03/11/2020 às 11:34
Halloween é um momento muito massa da vida!! Eu amo #HappyHalloween
Comentado por .:.:Shyruuh.:.: dia 03/11/2020 às 12:50
Adoro! #HappyHalloween
Comentado por dizinha1331 dia 03/11/2020 às 14:49
Eu amo festas à fantasia, apaixonada por séries e filmes de magia e coisas do tipo! #HappyHalloween
Comentado por Feels. dia 07/11/2020 às 14:24
Excelente! #HappyHalloween
Comentado por Guettads dia 07/11/2020 às 16:47
Matéria show!
Comentado por matheusfgtu dia 07/11/2020 às 23:41
#HappyHalloween EU AMOOOO!
Comentado por george529 dia 12/11/2020 às 00:36
Buuahhahahaha TOP de mais.
Comentado por samuel66408 dia 16/11/2020 às 02:45