Fala galerinha da CSI Operação Tática, beleza? Como sabem, no mês de novembro celebramos o Novembro Azul. Mas, vocês sabem qual é a outra campanha importantíssima temos nesse mesmo mês? O NOVEMBRO DOURADO, ou melhor dizendo, a prevenção contra o câncer infanto-juvenil.
No dia 23 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil com o objetivo de alertar sobre a importância do diagnóstico precoce, que faz aumentar as chances de cura.
Por isso é muito importante que não só pais e profissionais da saúde fiquem ligados com os sintomas para o combate o mais rápido possível. Para assim todos nós criemos consciência disso e possamos salvar o máximo de vidas possível. Quer saber mais? Vem que eu te conto!
O principal objetivo da campanha de Novembro Dourado é contribuir para a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e também sobre os sinais e sintomas que essa doença possui. Com isso em mente, conseguimos salvar ainda mais crianças e não a perdemos para algo tão triste, como o câncer.
Além de promover avanços tecnológicos e científicos na área, tem como objetivo estimular ações educativas relacionadas à doença, bem como promover debates e outras atividades relacionadas às políticas públicas de atenção integral à criança e ao jovem. Para comemorar a data, uma série de atividades foram realizadas no “Novembro Dourado”, quando o laço dourado simboliza a conscientização do câncer infantil.
A Campanha Novembro de Ouro surgiu em 2014 e foi iniciada pela Federação Nacional das Organizações de Apoio a Crianças e Jovens com Câncer (Coniacc). O motivo da escolha de novembro é que dia 23 deste mês é o Dia Nacional da Luta Contra o Câncer Infantojuvenil.
O calendário colorido, o qual o Novembro Dourado faz parte, vem com o intuito de fixar na mente das pessoas a importância da prevenção e combate contra todo e qualquer tipo de câncer e identificar cedo a sua existência.
Essa campanha é realizada através da mídia tradicional e eletrônicas das empresas, de instituições públicas e privadas e também temos monumentos que são pintados com a cor dourada para mostrar apoio ao movimento.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil registra, em média, mais de 9 mil casos de câncer infantojuvenil a cada ano. Mas esse número foi ainda maior em 2018. Segundo dados do Incas, em 2018, ocorreram 12,5 mil novos casos de câncer entre pessoas de 0 a 19 anos no país.
Imagem ilustrativa.
A cada três minutos uma criança morre de câncer; a cada ano, mais de 300.000 crianças com idades entre 0 e 19 anos são diagnosticadas com câncer em todo o mundo; aproximadamente 8 em cada 10 crianças vivem em países de renda baixa e média, onde a taxa de sobrevivência é de quase 20%.
E ainda de acordo com o Inca, o tempo da suspeita e diagnostico, deve ser de até 15 dias, logo, o Novembro Dourado não tem apenas o objetivo da conscientização do diagnóstico precoce da doença, mas também cobrar do Ministério da Saúde melhorias nesse setor que é tão negligenciado pelas entidades governamentais.
O câncer infantojuvenil é caracterizado pela proliferação de células anormais nos organismos de crianças e jovens de forma descontrolada. E com seu diagnóstico precoce, segundo especialistas, a chance de recuperação total é de cerca de 90%.
Conforme estimativa da Fundação do Câncer, o câncer infantojuvenil é o responsável pelo maior número de mortes por doença na faixa etária de 5 a 19 anos. Por conta disso é importante que os pais devem prestar atenção a sintomas, como caroços pelo corpo, dores nos ossos e articulações, vômitos frequentes, mancha branca nos olhos, sangramento, perda de peso e alguns outros, pois são sintomas que se mesclam e se confundem com outras doenças que podem aparecer durante a infância.
A campanha do Novembro Dourado também divulgou perigos para a saúde e fez recomendações sobre fatores de risco que podem levar ao câncer, como má alimentação, exposição à radiação ultravioleta, nenhuma vacinação, exposição ao sol sem protetor solar, etc.
Sintomas que devem ser observados nas crianças.
O tratamento do câncer começa com o diagnóstico correto e o tratamento, que pode incluir quimioterapia, cirurgia e radioterapia, deve ser feito em centro especializado. Atualmente, a maioria das quimioterapias é ambulatorial e não requer internação.
Campanha Novembro Dourado.
Como muitos outros canais pelo Youtube, que falam de assuntos distintos pela internet, um se destaca com o assunto que trabalhamos nessa matéria: Careca TV. Este canal foi criado por Lorena Reginato que ao longo de 2 anos da luta contra o câncer, registrou todos os dias sua rotina de tratamentos.
Lorena Reginato, descobriu o câncer no cérebro em 2015 e então resolveu criar um canal no Youtube e documentar sua rotina de tratamentos e também tornar o processo de cura mais leve, onde pode trazer a usuários da internet como é ser adolescente e lutar contra o câncer e também lembrar que não estamos livres da doença, e precisamos de cuidados e consciência para que não tenha piores consequências.
Depois de algumas sessões de quimioterapias, Lorena perdeu todos os seus cabelos, por isso o nome é Careca TV. Lorena sempre teve um estilo de vida amigável e descontraído, sempre gravando vídeos com chapéus de personagens para compensar a falta de cabelo, por isso é amplamente conhecida em todo o Brasil e recebeu 5 milhões de visualizações em menos de uma semana.
Hoje, ela está curada há 2 anos, tem mais de 1 milhão de assinantes e continua fazendo vídeos, agora se concentrando mais em games e videogames!! Coisa linda de se ver, né?
Lorena antes e depois da cura do seu câncer.
Como dito anteriormente, os casos de câncer infantojuvenil tem crescido muito ao longo dos últimos anos e felizmente o tratamento para a doença também avançou e isso é extremamente positivo para a consciência e combate a doença. Aqui vem algumas ONG’s que ajudam com o combate:
1 – Abrace: A entidade atua oferecendo subsídios como a Casa de Apoio para Crianças que vão até Brasília para o tratamento, fornecendo também alimentação, transporte, medicamentos e palestras sobre a doença para os pacientes e seus familiares.
2 – Graac: Também conhecida nacionalmente, o Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer é uma instituição sem fins lucrativos nascida em 1991. Possui um hospital próprio desde 1998 que atua em parceria técnica com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e atende a mais de 3500 pacientes por ano.
3 – Casa HOPE: A Casa HOPE é um centro de referência que tem o intuito de proporcionar uma rotina normal à criança, custeando desde moradia e alimentação, até o vestuário, terapia ocupacional, educação e passeios culturais para aqueles que vão até São Paulo em busca do tratamento da doença.
GRAACC - Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer.
4 – GPaci: O Grupo de Pesquisa e Apoio ao Câncer Infantil é uma instituição com sede na cidade de Sorocaba, nascida em 1983. Atua com um Hospital filantrópico que realiza o atendimento médico e multiprofissional das crianças e adolescentes com câncer e doenças sanguíneas, garantindo o tratamento de famílias de baixa renda.
5 – Casa Durval Paiva, CACC: Certificada com o Selo Doar “A” de gestão e transparência, a Casa Durval Paiva de Apoio à Criança com Câncer nasceu em 1995 após a família receber ajuda de uma entidade similar nos EUA. Hoje a Casa atende aos casos oncológicos e hematológicos do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Pernambuco e Sergipe.
6 – Casa Ninho: Essa organização visa dar apoio à criança carente e em tratamento oncológico. Ela atua evitando a internação desnecessária dos pacientes, ao oferecer acomodação para familiares e crianças que são encaminhadas de outros estados para receber tratamento em São Paulo.
7 – Cabelegria: O Cabelegria tem o objetivo de estender o banco de perucas da América Latina, para que as pessoas afetadas por doenças que provocam a queda de cabelo possam escolher, entre diversas opções, a que mais lhe agradar. Até hoje a Cabelegria já doou 5314 perucas para crianças e adolescentes com necessidade.
É muito importante ter em mente a verdadeira relevância do cuidado com nossas crianças e adolescentes. Vamos quebrar a ideia de que apenas adultos e idosos podem ter problemas de saúde, mas mostrar que TODOS precisam ser cuidar e prevenir os riscos de vida!
Vamos sempre procurar ajudar da forma que podemos! Por todos nós, pela VIDA!
Ilustração da campanha de prevenção ao câncer infantojuvenil.
Esse mês, nós do DMKT, queremos manter mais interação e diversão com todos que nos seguem! Então vamos ter um novo desafio.
Como estamos no mês com duas campanhas importantes, vamos aproveitar para fazer uma corrente da informação.
No Instagram todos em seus "stories" irão estar postando uma frase sobre a importância do Novembro Azul e marcando a "@csiot".
O nosso Twitter não ficará de fora dessa corrente, lá vocês devem fazer uma postagem marcando o "@TheCSIOT" com o tema Novembro Dourado.
Os "stories" mais desenvolvidos e bem elaborados serão repostados no Instagram da empresa!
Todos os tweets serão repostados no twitter oficial da CSI OPERAÇÃO TÁTICA.
Os participantes da corrente social irão ganhar 30 chips + um emblema de participação!
Além disso, todos que comentarem nesta notícia utilizando a hashtag #NovembroDourado receberão 20 chips + o seguinte emblema:
Novembro Dourado na CSI OPERAÇÃO TÁTICA! ~ Amor e diagnóstico precoce salvam
Matéria por:
Redatora thaidilaurentis
Ícone e imagens por:
Gestora de Conteúdo Feels | Google
Emblema e Logotipo por:
Designer !:Jane:!
Colaboração: Supervisora Thais76430.
Correção e postagem por:
Gestora de Conteúdo Feels.
Fontes: Google.
.
Gostaram do conteúdo? Comentem aí embaixo, participem