Agora ...

com o Programa ...

REGISTRE-SEÁREA DO USUÁRIO

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SUA SENHA

Esqueceu sua senha?  -  Manter-me conectado  

QUAL O NICK NO HABBO?

CSI-OT-OFC

Estado: ...

Cargo Atual: ...

Data de Aniversário: ...

Último Treinamento:

...

Data de Registro: ...

Último Acesso: ...

Últimas Medalhas

REGISTRE-SE NO SITE

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SEU EMAIL

DIGITE SUA SENHA

DATA DE ANIVERSÁRIO

Coloque o código em sua missão: CSI-OT85

Consciência Negra na CSI OPERAÇÃO TÁTICA
Postado por Feels. dia 21/11/2020 às 09:25 na categoria Colunas

 

 

 

Olá caro(a) leitor(a)! Como você está hoje? Espero que todos(a bem!

 

Como devem saber, o Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro. 

 

O Brasil é um país essencialmente mestiço, uma vez que sua construção se dá através de uma série de misturas entre etnias e, principalmente, da escravização de um dos maiores impérios da história, que foi reduzido a pó tendo também maior parte (ou toda) a sua população escravizada: os africanos.

 

Por isso queria te perguntar uma coisa: você sabia o que é o dia da Consciência Negra e porque ele é tão importante para a comunidade negra? Não? Então vem comigo que eu te conto! Preparem-se para a aula de história!

 

  Escravidão negra

 

Antes de compreender o porque existe o dia da Consciência Negra, é muito importante que se entenda a construção de todo o período escravista e porque tomou as proporções gigantescas que se teve ao longo dos últimos séculos e principalmente sob seu início, no século XIV.

 

A escravidão como um todo existe desde os primórdios da humanidade, principalmente na Grécia e Roma Antiga, onde os que perdiam a guerra se tornavam escravos, e por isso esses impérios tomam proporções e riquezas tão grandes. 

 

No entanto, quando eles já escravizaram o máximo de pessoas que podiam ter escravizado, a economia começa a ruir. E com isso o Império Romano vem ao declínio. Primeiro em 473, quando Roma despenca e o catolicismo ascende, posteriormente em 1473 Constantinopla, findando por si não só uma grande civilização, mas sim, também, a Idade Média.

 

 

Mas o que tudo isso tem haver? Bem simples: a escravidão sempre existiu, mas o que se tornou desumano foi a escravidão negra, essa sim destruiu e massacrou toda uma civilização, que nesse caso é a africana. Os europeus, principalmente os portugueses e espanhóis, quando se lançam ao mar buscando novos mercados de consumo, se dão com o continente africano e principalmente nas ilhas de Madeiras, Cabo Verde e Açores, mas eles precisavam de uma mão de obra barata que o lucro valesse a pena.

 

 

A forma mais simples e mais rápida foi, durante a conquista de África, usar seus membros para que trabalhassem em troca de utensílios sem valor para os europeus, e posteriormente, essa troca parou de acontecer e com isso os africanos começaram a trabalhar sem remuneração, o que se configura como escravidão. Mas o que está por vir é ainda pior: onde se inicia a discriminação de etnias.

 

 

É importante ter em mente que África nunca foi um continente/país extremamente pobre e tão necessitado, como ele é hoje, mas se torna assim depois da grande exploração europeia de lá para obtenção de metais preciosos e em busca da riqueza material. 

 

Eles eram povos extremamente ricos em cultura, dialetos, tribos, paisagens, etnias, caça e muitos outros motivos que torna aquilo mágico e isso sim é incrível. Não se deve focar apenas a forma como foram massacrados e pisados, mas sim em como eles eram um grande império e já dominava técnicas muito avançadas.

 

 

 

 

O tráfico negreiro tem início no começo do século XIV, no começo era pequeno, algo não lucrativo, algo que se dava para controlar, com o passar do tempo e das décadas, acontece o intensivo do ato e começa a ficar desordenado e começa a tomar proporções maiores. Quando os portugueses chegam ao Brasil, que naquela época vai se chamar Terra de Santa Cruz, tinham como objetivo levar o périplo africano para às Índias, porém, tiveram sorte ao encontrarem o Novo Mundo , que só vão perceber 32 anos após a chegada deles aqui.

 

No começo da exploração da Terra de Santa Cruz, os portugueses não encontram as tão sonhadas pedras preciosas e/ou riquezas que poderiam alavancar a economia portuguesa. Quando, por volta de 1530, as novas terras começam a se tornar ameaçadas por outros países que queriam conhecer e explorar as riquezas do Novo Mundo, ou o Jardim do Éden, como eles diziam na época.

 

Assim, em 1532, o Rei de Portugal manda pessoas que possuem dinheiro para garantir a posse de terra, visto que para a Coroa seria algo muito caro. No início, a mão de obra usada era a indígena, porém começa a se tornar difícil fazer trocas com eles através do escambo e mais tarde a mão de obra indígena é trocada pela mão de obra negra.

 


 

Mas porque eles optaram por mudar? É simples, os índios conheciam a terra e falavam o mesmo dialeto, o que tornava ainda mais difícil o controle dos nativos, pois sabotavam a terra, e quando podiam fugiam e não eram encontrados pelos senhores de engenho. Cansados disso, os portugueses decidem usar uma técnica usada anteriormente nas ilhas africanas: a mão de obra negra.

 

  navios "Negreiros"

 

O mais interessante é que eles não chegavam a África para bombardear tudo e capturar os mais fortes mas sim eles negociar com os africanos e fazer trocas através do escambo. É isso mesmo que você entendeu, os próprios africanos capturavam e entregavam os seus em troca de armas que não funcionavam, espelhos e garfos. Os nativos iam as tribos, batiam e capturavam os membros das tribos, levavam até o porto e vendiam aos traficantes negreiros.

 

Não para por aí não, como sabemos, os navios possuem um número máximo de passageiros e que comportavam para uma viagem, e naquela época, esse número era ainda mais reduzido, tendo em mente que as embarcações eram pequenas e totalmente de madeira, mas os portugueses se importavam com isso?

 

A resposta é bem simples: NÃO. Os africanos eram transportados em condições extremamente desumanas, viajam no compartimento de carga, onde cabiam 10 e viajam 10.000 todos deitados, pelados, e ali faziam suas refeições, necessidades fisiológicas e até mesmo davam a luz a crianças. Muitos não chegavam vivos ao Brasil.

 

 

 

E como a igreja se posicionava perante a isso? Simples, para eles os negros eram considerados desalmados, logo, eles podiam ser tratados da maneira que achassem conveniente, visto que, para a Igreja, entre eles e animais não haviam a mínima diferença. E quando eles chegavam ao Brasil, eram separados de tribos, familiares e conhecidos, para dificultar a resistência e fugas. Eram vistoriados os dentes e porte físico, tinham óleos passados por seus corpos para aparentarem mais saudáveis e eram comercializados como em leilões.

 

A Inglaterra, por fatores econômicos, é um dos países que demora a entrar no ramo, mas quando entra, investe demais no tráfico negreiro, o que causa o monopólio do comércio. Ela enriquece dessa maneira, no entanto, ela começa a se desenvolver industrialmente, e por causa disso, ela para de investir no tráfico e começa a barrar, mas porquê? Porque ela precisava de mercado de consumo para gerar a própria renda, se havia escravidão, não tinha quem comprar.

 

Então, esta potência começa a pressionar os países para libertarem os escravos e com isso, seu mercado de consumo era aumentado. Para garantir que todos os países se tornassem livres de escravos, a Inglaterra, que até esse momento possui a maior esquadra marinha do mundo, começa a destruir os navios que eram de traficantes, logo, este perdia os bens e tudo que havia investido.

 

Claro que a maioria, principalmente o Brasil (por que será né?!), não obedece as regras impostas pela Inglaterra e continuaram com o tráfico, e para resolver esse problema, eles tinham um excelente plano: os traficantes iam a África, e pegavam o máximo de negros possíveis, vinham ao Brasil, caso durante o percurso encontrassem algum navio inglês, eles amarravam um ao outro e colocavam um peso na perna do primeiro e jogavam todos ao mar, quando os ingleses chegavam e iam fazer vistoria, não encontravam nada e iam embora, então esse mesmo navio dava meia volta e voltava a África para buscar outros escravos e era sempre assim.

 

 

    "fim" da escravidão

Tudo isso durou por mais de 350 anos, todo esse trajeto perdurou por mais de 3 séculos e isso foi preocupante em como o mundo virou as costas para toda situação, como ainda hoje isso é extremamente forte, e como isso ainda assim é um tabu e motivo para discriminação.

 

O resto do mundo “liberta” os escravos muito antes do Brasil, mas a escravidão e preconceito não acaba por aí. No Brasil, essa escravidão tem fim oficial em 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel, porém, como dizem por aí, ela não venha a abolir a escravidão porque ela tem dó e tão pouco porque se apaixonou por um negro, e sim pela questão ter sido tratada e discutida pela assembélia, cabendo a princesa apenas assinar os papéis.

 

No Brasil, a escravidão e preconceito durou por mais pelo menos 110 anos após a Lei Áurea e nos Estados Unidos, ainda no século XX, ela é bem forte e deixa de ser algo forte no começo dos anos 2000, mas ainda assim até hoje perdura através de todos os negros que ainda vivem não só lá, mas ao redor do resto do mundo também.

 

 

 

    Zumbi dos palmares

 

Uma das grandes figuras do Quilombo dos Palmares é Zumbi. Ele é conhecido como um dos líderes de Quilombo e, no final das contas, deu sua vida por isso. Pouco se sabe sobre a vida de Zumbi, e certas conclusões que até algum tempo não eram consideradas verdades completas estão sendo questionadas por alguns historiadores.

 

Alguma certeza sobre a Zâmbia é que, em 1678, foi separado do então líder do Quilombo, Ganga Zumba. Isto porque Ganga Zumba recebeu uma oferta de paz das autoridades portuguesas. Nessa proposta, Ganga Zumba concordava em se mudar para uma aldeia designada pelos portugueses. 

 

 

Os negros nascidos em Palmares permaneceriam livres, mas os fugitivos seriam levados à escravidão.Ganga Zumba aceitou a oferta portuguesa porque foi chantageado pelos portugueses. Alguns de seus parentes foram sequestrados e eventualmente usados ​​como moeda de troca, forçando o líder de Quilombo a aceitar uma oferta de paz.

 

A aceitação de Ganga Zumba dividiu Palmares em duas partes, e alguns quilombolas se opuseram a ele - inclusive o próprio Zumbi.

 

Ganga Zumba acabou sendo morto - não se sabe se ele foi morto pelos portugueses ou quilombolas, e Zumbi se tornou o líder. Zumbi também entrou em conflito com o irmão de Ganga Zumba, Gana Zona, mas acabou prevalecendo. Em 1678, ele se tornou o líder dos Palmares e nos últimos anos liderou o movimento de resistência palmarino.

 

Ilustração - Zumbi dos Palmares.

 

Em 20 de novembro de 1695, após um de seus companheiros, Antônio Soares, revelar onde estava escondido, Zumbi foi morto. O bandeirante André Furtado de Mendonça organizou uma emboscada que localizou Zumbi. Após ser morto, sua cabeça foi decepada e exposta em Recife e modo a acabar com o mito da imortalidade de Zumbi dos Palmares. O dia de sua morte foi adotado como o dia da Consciência Negra, mas apenas em 2003. Com isso, temos um temporal muito grande pela frente.

 

 matin luther king 

 

Martin Luther King (1929-1968) foi um ativista americano que lutou contra a discriminação racial e se tornou um dos mais importantes líderes do movimento pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Ele ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

Em 1951, ele se formou no Departamento de Teologia da Universidade de Boston. Em 1954, Martin Luther King converteu-se em pastor e serviu como pastor em uma igreja em Alabama.

 

 luta pelos direitos negros

 

Martin Luther King estava ciente, desde jovem, das condições sociais e segregadas em que viviam os negros em seu país, especialmente nos estados do sul. Em 1955, inspirado no personagem de Mahatma Gandhi e na teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, ele pacificamente iniciou sua campanha para reconhecer os direitos civis dos negros americanos. As lutas, essas ideias inspiraram Nelson Mandela a se opor ao apartheid na África do Sul.

 

Em 1º de dezembro de 1955, a alfaiataria negra Rosa Parks foi presa e multada por sentar em um assento branco, pois nos ônibus de Montgomery o motorista tinha que ser branco, e os negros só podem ocupar o último assento. 

 

O protesto silencioso de Rosa Parks se espalhou rapidamente. O Comitê Político Feminino organizou um boicote aos ônibus urbanos como um protesto.

 

Martin Luther King apoiou esta ação. Milhares de negros começaram a caminhar vários quilômetros no caminho para o trabalho, causando danos à empresa de transporte. O protesto durou 382 dias e terminou em 13 de novembro de 1956, quando a Suprema Corte dos EUA aboliu a segregação nos ônibus de Montgomery.

 

Este é um movimento triunfante registrado em solo americano. Em 21 de dezembro de 1956, Martin Luther King e um padre branco, Glen Smiley, entraram juntos e sentaram-se nos bancos dianteiros do ônibus.

 

 

O movimento antiapartheid negro irritou autoridades e grupos racistas, como Ku Klux Klan, que atacou violentamente os participantes, o próprio Luther King e os grupos ativistas Pantera Negra e muçulmano Malcom X.

 

Em 1957, Martin Luther King fundou a Southern Christian Leadership Conference e se tornou seu primeiro presidente. Ele começou a organizar um movimento pelos direitos civis dos negros. Em 1960, ele conseguiu abrir gratuitamente parques, bibliotecas e lanchonetes para negros.

 

 

  discurso "i have a dream"

 

A sua luta atingiu o clímax em 1963. Nessa altura, liderou o desfile e reuniu 250 mil pessoas para participarem no desfile de Washington, altura em que proferiu um importante discurso “Eu tenho um sonho”. Lá, ele descreveu uma sociedade onde negros e brancos podem viver em harmonia.

 

No mesmo ano, o presidente John Fitzgerald Kennedy recebeu representantes de Martin Luther King e outras organizações antirracistas. Ele prometeu simplificar suas políticas para impedir que a segregação nas escolas do país e o problema do desemprego afetando particularmente toda a comunidade negra. Em 22 de novembro de 1963, o presidente foi assassinado.

 

Em 1964, a Lei dos Direitos Civis foi promulgada para garantir a tão esperada igualdade entre negros e brancos. No mesmo ano, Martin Luther King ganhou o Prêmio Nobel da Paz. A seguir, um trecho do discurso:

 

"Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais.

 

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter.

Tenho um sonho, hoje.

 

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul. Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade.

 

- Martin Luther King

 

  Morte de martin Luther king

 

A luta continua. Em 1965, Martin Luther King liderou uma manifestação de milhares de ativistas de Selma a Montgomery. No entanto, sua luta teve um fim trágico, quando sua vida foi interrompida por um tiroteio após descansar na varanda de um hotel em Memphis, onde apoiou uma greve de catadores de lixo.

 

Martin Luther King faleceu em Memphis, Tennessee, Estados Unidos, no dia 4 de abril de 1968. Em 1977, em homenagem póstuma, representado por sua esposa Coretta Scott King, recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade. Em 2004, recebeu a Medalha de Ouro do Congresso Americano, pelos 50 anos da promulgação da histórica Lei dos Direitos Civis.

 

Nos Estados Unidos, em 1983, Ronald Regan instaurou um feriado nacional chamado de Dia de Martin Luther King (Martin Luther King Day). A partir de então, todos os dias 20 de janeiro são dedicados a celebrar a vida desse homem tão importante para a história do combate ao racismo.

 

 

  conclusão

Entendem a importância de se falar sobre a Consciência Negra? 

 

Por isso, indica a leitura para os colegas e saibam que é sim necessário saber o que foi feito e as lutas que já foram vencidas, para que possamos transformar o mundo num lugar mais igualitário diariamente.

 

Por essa razão que surgiu o quadro BlackPower, aqui na CSI OPERAÇÃO TÁTICA, para que possamos fazer a diferença em nosso mundo através do conteúdo e conhecimento. E podemos estender as edições até mesmo após novembro, justamente pela necessidade de nos educarmos diariamente pra combater os preconceitos -ainda existentes- em nossa sociedade.

 

Em meio a tantos anos de lutas silenciadas, vamos juntos apoiar essa causa que ganha cada vez mais força!

 

 

Como disse o grande Martin Luther King:

 

Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.

 

 

 

Todos que comentarem essa notícia utilizando a hashtag #BlackPower, estarão ganhando 20 chips no site + esse emblema abaixo:                       

                                     

20 de novembro, dia da Consciência Negra, por consciência todos os dias ~DMKT

 

Matéria por:
Redatora thaidilaurentis

 Ícone e emblema por:
Designer !:Jane:!

Logotipo por: Gestora de Conteúdo Feels.

  Correção e postagem por:
Gestora de Conteúdo Feels.

Fonte: Historiadomundo; TodaMatéria e BrasilEscola.

 


 Gostaram da notícia e do conteúdo?
Deixem seus comentários abaixo!

                                  

 

Publicidade
Faça um comentário
Olá, usuário! Faça o login em nosso site para comentar esta notícia.
Comentários
Que matéria legal. Muitos parabéns a todos os envolvidos, gostei mesmo muito! <3
Comentado por Wooloo dia 21/11/2020 às 19:16
Excelente matéria! Parabéns DMKT, vocês são feras!
Comentado por .:Falcao dia 21/11/2020 às 19:22
Que matéria excelente! DMKT arrasando como sempre. <3
Comentado por Toddybaby69 dia 21/11/2020 às 19:25
Grandes nomes e que história, ein! Que fique de reflexão para sempre. #BlackPower
Comentado por davilindoz84 dia 21/11/2020 às 19:42
Gostei bastante de matéria! Parabéns à equipe de DMKT. <3
Comentado por dodo.bomb dia 21/11/2020 às 19:52
Muito importante lembrar desse dia incrível!
Comentado por Donpierse dia 21/11/2020 às 20:06
Parabéns a todos que realizaram a matéria pois está sensacional. Em um pais tão dito democrático e que seus próprios cidadãs brincam com isso seja por uma fala simples ou até entre amizades fingem de desentendidos. É importante está luta até o fim e nunca parar de modo algum... Vemos hoje a situação que muitos tomaram mediante a um ataque e que vida negras importam, não só a vida negra e sim de todos que por coisas poucas se matam. #BlackPower
Comentado por samuel66408 dia 21/11/2020 às 21:06
Bacana demais, matéria extremamente necessária.
Comentado por Gaia_. dia 21/11/2020 às 22:09
#BlackPower! Ótima matéria de um dia muito especial que infelizmente foi marcado de tristezas. Parabéns #DMKT, surfando nos tópicos, mitoooooooooos (a). Ainda importante a luta contra o racismo e nem se deve passar pano pra ninguém, racismo é errado!
Comentado por Apenas1Play dia 21/11/2020 às 22:32
Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.

#VidasNegrasImportam, E MUITO.
Comentado por Patrik202 dia 21/11/2020 às 22:43
Matéria linda, e muito, muito útil! A nossa história apesar de triste, e revoltante, mostra o quão somos fortes. Meus parabéns, você arrasaram!
Comentado por madu.uh dia 21/11/2020 às 23:58
Que matéria INCRÍVEL! Parabéns a todos que ajudaram a desenvolvê-la!
De fato era um conteúdo que eu não tinha tantos conhecimentos sobre, é uma honra poder aprender e, principalmente, através da CSI. <3
Comentado por JackieSt. dia 22/11/2020 às 02:55
Excelente matéria, super importante!
Comentado por dizinha1331 dia 22/11/2020 às 10:36
Mais um dia da consciência negra de luto. O simbolismo de passar essa data repetindo que #VidasNegrasImportam é cruel e doloroso demais. O racismo não nos deixa respirar um minuto de paz! #BlackPower
Comentado por thaidilaurentis dia 22/11/2020 às 10:49
Gostei bastante! #BlackPower
Comentado por DJDAVIDDJ dia 22/11/2020 às 10:53
Excelente matéria, muito linda e importante, parabéns! #BlackPower
Comentado por ,Ca0 dia 22/11/2020 às 14:08
Muito show a matéria! Muito importante, compartilhem!
Comentado por Dr.JonieWalker dia 22/11/2020 às 14:47
Matéria muito legal, muito importante.
#DMKT
#BlackPower
Comentado por !:Jane:! dia 22/11/2020 às 14:49
DMKT arrasando como sempre, um assunto muito importante de se abordar! Belíssima matéria!
Comentado por jhonny4203 dia 22/11/2020 às 15:24
Essa matéria é de extrema importância, mostrando o tanto que progredimos e mostra que ainda precisamos progredir muito mais. Ainda mais em um país com tanta violência contra essa população, um dia eu espero, que não demore, teremos o sonho virando realidade.
#BlackPower
Comentado por MaffSi dia 22/11/2020 às 20:45
DMKT arrasando mais uma vez aaaaa
Matéria perfeita e excelente
Nós negros temos que nos unir, nos fortalecer, nos orgulhar
A meta é que todos sejam unidos, então todos podem se ajudar
#BlackPower
Comentado por Cherry_Cookie_ dia 22/11/2020 às 21:57
Uma matéria de extrema importância para lembrar essa data tão importante em nossa história, parabéns equipe DMKT! #BlackPower
Comentado por Dolkew dia 22/11/2020 às 23:57
Muito boa matéria, de extrema importância.

Amei REAL.

#BlackPower
Comentado por george529 dia 23/11/2020 às 00:27
Parabéns pela matéria! É sempre muito abordar esse tipo de assunto, vocês são feras! #BlackPower
Comentado por Isaac0202- dia 23/11/2020 às 02:12
Matéria muito boa e importante! #BlackPower
Comentado por pd-gui123-bq dia 23/11/2020 às 07:52
Excelente matéria, e muito importante de se tratar. #BlackPower
Comentado por kauanpierr44 dia 23/11/2020 às 11:00
Meus parabéns, como sempre surpreendendo.
Comentado por X-JamesBond007 dia 23/11/2020 às 16:04
Parabéns pela matéria, vocês são demais.
Comentado por -,Pandora- dia 24/11/2020 às 02:03
Lembrar desse dia é incrível estão de parabéns. #BlackPower
Comentado por pedrotche dia 24/11/2020 às 18:31
Matéria de extrema importância! Show demais!!
Comentado por matheusfgtu dia 25/11/2020 às 00:23
Matéria extremamente importante, incrível demais!! Parabéns aos envolvidos. #BlackPower
Comentado por :.Clara97377 dia 25/11/2020 às 14:41
Gostei demais dessa matéria.
#BlackPower
Comentado por _Yuuki_ dia 25/11/2020 às 19:20
Excelente matéria ,gostei da historia.
Comentado por johnnymartins40 dia 25/11/2020 às 22:40
Muito impotante falar sobre o assunto, adoreei! #VidasNegrasImporta!
Comentado por Joelmagatinh12 dia 26/11/2020 às 00:31
Muito show!!! Para
à todos, gostei muito .
Comentado por Caiio1607 dia 26/11/2020 às 17:02
Um dos temas mais importantes e um dos movimentos mais fortes que temos no mundo atualmente. É desumano aquilo que é feito por vezes às pessoas das diferentes etnias. Os negros sofrem há demasiado tempo e devem ser tratados como iguais, sendo julgados pelas personalidade e atitudes e não pela cor.
Comentado por =SergioP.= dia 28/11/2020 às 20:16
Não tem como definir esse tema em uma palavra diferente: NECESSÁRIO. ❤️
Que aula de história! Vale a pena cada minuto de leitura. O conhecimento salva! #BlackPower
Comentado por Feels. dia 28/11/2020 às 20:32
Parabéns pela matéria!
Super importante mesmo!
Muito orgulho! ????
Comentado por aneehime dia 30/11/2020 às 02:04
Que história triste, que todos tenhamos a consciência de que todos somos iguais! #BlackPower.
Comentado por Levylle dia 30/11/2020 às 11:23
Adorei a matéria, muito importante!!
Comentado por Kysn dia 30/11/2020 às 14:39
Ótimo tópico.
Comentado por DonaMorte123 dia 04/12/2020 às 22:54