Agora ...

com o Programa ...

REGISTRE-SEÁREA DO USUÁRIO

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SUA SENHA

Esqueceu sua senha?  -  Manter-me conectado  

QUAL O NICK NO HABBO?

CSI-OT-OFC

Estado: ...

Cargo Atual: ...

Data de Aniversário: ...

Último Treinamento:

...

Data de Registro: ...

Último Acesso: ...

Últimas Medalhas

REGISTRE-SE NO SITE

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SEU EMAIL

DIGITE SUA SENHA

DATA DE ANIVERSÁRIO

Coloque o código em sua missão: CSI-OT28

Dia da Consciência Negra 2021
Postado por yuri51223 dia 20/11/2021 às 12:32 na categoria Colunas

 

O Dia da Consciência Negra é uma data que representa toda a luta por meio da escravidão.

Mas vocês sabem como essa data surgiu? Confiram!

 

O dia da Consciência Negra é celebrado no Brasil, no dia 20 de novembro e ele foi instituído pela Lei nº 12.519, no dia 10 de novembro de 2021, essa data faz a referência à morte de Zumbi que foi o líder do Quilombo dos Palmares, como já é estudado dentro das escolas nas aulas de histórias e que está situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, no nordeste no Brasil.

Ilustração - Zumbi dos Palmares

 

Então, esta data é muito importante para relembrarmos que a nossa sociedade foi construída através da escravidão. Ainda que existam lutas diárias em relação ao tema e que obteve-se mudanças e melhoras, existe a falta de oportunidades para a população negra, o racismo segue presente no nosso dia a dia e existem diversas tentativas de apagamento da cultura africana, mostrando então a importante de se falar sobre o Dia da Consciência Negra.

 

Algumas pesquisas realizadas no Brasil, apontam que o racismo segue presente no dia a dia. Para complementar essa fala, trazendo dados de 2018, apenas 4% dos políticos presentes no Legislativo autodeclaram-se negros, além disso, dentre os 1626 eleitos, apenas 65 deles declaravam-se negros. Levando isso em consideração, outros dados mostram que 56% da população autodeclara-se negra e  ainda apenas 17,8% dessa faixa está relacionada à riqueza, além disso, 75% deles representam os mais pobres, além de 65% estarem presos no Brasil.

 

Também, os negros são mais condenados que os brancos quando processados por posse de drogas. Porém, são apreendidos com doses menores de substâncias ilícitas em relação a condenados brancos e para completar, não só a justiça demonstra ser mais rigorosa contra os negros, mas a polícia também, uma vez que 76% dos mortos pela polícia são negros. Infelizmente isso é um assunto bem comum dentro do Brasil, onde os negros, são “confundidos” com algum objeto sempre que estão nas ruas.

 

É válido mencionar que dentro do mercado de trabalho, os negros sofrem preconceitos, além de receberem, em média, até R$ 1.200,00 reias a menos que em comparação aos brancos. Além da alta taxa de desemprego que os negros sofrem, chegando até a 60% deles sendo desempregados.

 

Além de todo esse conteúdo, dentro do vocabulário e da cultura brasileira é manifestado o racismo, em expressões como “da cor do pecado”, “criado mudo”, “mulato”, “cabelo ruim”, “denegrir”, dentre outras coisas.

 

A cultura religiosa dos negros também é motivo de preconceito, até a década de 1930, ou chamadas de religiões de matriz africana, eram proibidas no Brasil, porém, ainda hoje são perseguidas, levando até ao caso de vandalismo contra os terreiros de umbanda e candomblé. E não é muito diferente dentro das escolas, onde dá uma enorme resistência com a cultura africana, levando em consideração que alguns pais de alunos não permitem que os filhos estudem sobre as culturas de origem africana, podendo vir até de alguns professores. 

 

 Porque dia 20 de novembro?

Essa data foi o dia da morte do Zumbi e que motivou os membros do Movimento Nergo Unificado contra a Discriminação Racial, então, a figura do Zimbu surgiu como um símbolo de luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, além de uma luta por direitos que os afro-brasileiros reivindicam.

 

Com isso, o 20 de novembro tornou-se a data para celebrar e relembrar a luta dos negros contra a opressão no Brasil e por essa razão o dia 13 de maio, data em que foi assinada a abolição da escravatura, foi deixada de lado, pois o argumento utilizado é que representa uma “falsa liberdade”, levando em consideração que após a Lei Áurea, os negros foram entregues à própria sorte e ficaram sem nenhum tipo de assistência do poder público.

 

A escolha do 20 de novembro aconteceu no contexto do declínio da Ditadura Militar e houve então o enfraquecimento da ditadura e força nos movimentos de oposição. Com isso, movimentos sociais e negros obtiveram maior espaço para discussões e decisões políticas. 

 

 

 CURIOSIDADES

Afinal, o que o Dia da Consciência Negra representa? Além de tudo isso falado e que envolve Zumbi e o Quilombo dos Palmares e o Dia da Consciência Negra, é uma data extremamente importante para o racismo e a desigualdade brasileira, que relembra essa luta dos escravizados e reforça importância da realização de novas lutas para tornar a nossa sociedade mais justa.

 

Mas afinal, quem foi Zumbi dos Palmares? Pouco se sabe sobre ele, pois as fontes são extremamente raras, o que se sabe é de que ele nasceu no quilombo e que foi um dos maiores líderes do quilombo na história do Brasil, que é conhecido por Quilombo dos Palmares. Zumbi foi morto em 1695, na data do dia 20 de novembro.

 

 

Matéria por:
Gestora de Conteúdo Toddybaby69

 Ícone e Capa por:
Ministro yuri51223

  Correção e postagem por:
Ministro yuri51223

Fonte: BrasilEscola.

 


 Gostaram da notícia e do conteúdo?
Deixem seus comentários abaixo!

Publicidade
Faça um comentário
Olá, usuário! Faça o login em nosso site para comentar esta notícia.
Comentários
Matéria maravilhosa!!! Amei! ♥
Comentado por Sr.Stevenn dia 20/11/2021 às 15:50
Ótima matéria! Muito linda!! #DMKT ♥︎♥︎♥︎
Comentado por _Berliin dia 21/11/2021 às 10:25
A matéria ficou boa mesmo! Parabéns
Comentado por idiota136 dia 21/11/2021 às 19:15
Ótima matéria! Parabéns!
Comentado por AnaSfm19 dia 23/11/2021 às 14:58
Matéria muito boa! Parabéns!!! ♥
Comentado por :Siimon dia 24/12/2021 às 20:27
Gostei da matéria!
Comentado por -JhonP. dia 08/01/2022 às 19:16
Ótima matéria!!!!!!!!
Comentado por Comparsa dia 15/01/2022 às 19:23