Agora ...

com o Programa ...

REGISTRE-SEÁREA DO USUÁRIO

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SUA SENHA

Esqueceu sua senha?  -  Manter-me conectado  

QUAL O NICK NO HABBO?

CSI-OT-OFC

Estado: ...

Cargo Atual: ...

Data de Aniversário: ...

Último Treinamento:

...

Data de Registro: ...

Último Acesso: ...

Últimas Medalhas

REGISTRE-SE NO SITE

QUAL O SEU NICK NO HABBO?

DIGITE SEU EMAIL

DIGITE SUA SENHA

DATA DE ANIVERSÁRIO

Coloque o código em sua missão: CSI-OT80

AS PIORES EPIDEMIAS QUE ATIGIRAM O BRASIL

Postado por _CatarinaBueno_ dia 29/04/2021, às 12:56. Moderado por Nenhum.

Conselheiro
Embuste das portarias
Olá caro leitor. Estou aqui para apresentar-lhe as maiores/piores epidemias que atingiram o Brasil como já pode ser visto acima, vamos começar, lembrando que a fonte das informações estará abaixo do tópico.

- FEBRE AMARELA (1850)

A primeira epidemia que atingiu o Brasil foi a de febre amarela, com um grande surto no Rio de Janeiro em 1850. Em 1889, grande parte da zona cafeicultora paulista também foi afetada pela doença, que, além da febre e da pele amarela, causa calafrios, dores musculares e pode levar à morte.
Dessa forma, a enfermidade era vista como a grande vilã do País, porque atacava tanto o campo quanto a cidade e afetava o comércio de café, que era muito importante. Na época, não se sabia que doenças como essa poderiam ser causadas por um vírus nem que a febre amarela era transmitida por um mosquito, e não entre pessoas.

- GRIPE ESPANHOLA (1918)

No início da pandemia, como conta um artigo publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) sobre o assunto, as autoridades brasileiras não deram importância para as notícias vindas de Portugal e acreditaram que a doença não chegaria ao País. Porém, até o fim daquele ano, mais de 14 mil mortes foram registradas apenas no Rio de Janeiro. Relatos da época dizem que havia tantos doentes que faltavam pessoas até para enterrar os mortos. Um dos casos mais notórios foi o do presidente eleito, Rodrigues Alves, que morreu antes de assumir o mandato.
A situação começou a ser revertida quando o médico Carlos Chagas foi convidado pelo então presidente, Venceslau Brás, a assumir o combate à gripe. Ele criou cinco hospitais e mais de 20 postos de atendimento à população em toda a capital.

- Varíola (Século 21)

A doença é considerada erradicada no mundo pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com seu último caso registrado em 1977 após campanhas de vacinação. Contudo, essa enfermidade, cujo principal sintoma são as pústulas na pele, foi um grande problema no Brasil no início do século 20.
Como explica um artigo da Fiocruz, a vacina contra a varíola já existia há mais de 100 anos e era obrigatória pela legislação brasileira, porém a lei não era praticada. Tendo em vista o alto número de internações pela doença (1,8 mil em 1904), o médico Oswaldo Cruz motivou o governo a implementar a obrigatoriedade da imunização na prática.


Fonte: https://summitsaude.estadao.com.br/desafios-no-brasil/a-piores-epidemias-que-atingiram-o-brasil/#:~:text=Por%20fim%2C%20podemos%20citar%20os,desenvolvimento%20da%20medicina%20no%20Pa%C3%ADs.

Assinatura:

Publicidade
Faça um comentário
Olá, usuário! Faça o login em nosso site para comentar este tópico.

RE: AS PIORES EPIDEMIAS QUE ATIGIRAM O BRASIL

Comentado por sofiaslx dia 02/05/2021 às 15:45

Comissário
Embuste das portarias
Faltou o Covid-19. Fonte: confia.

Assinatura:

1